Registro BR

Registros de domínio – cobranças indevidas

A grande maioria das empresas no Brasil possui hoje um site, e o nome deste site é vinculado ao que é chamado de domínio de internet, que fica registrado no nome da empresa ou do seu prestador de serviços que cuida disto. Diferente do registro de marca, que demanda renovação somente a cada 10 anos, o domínio de internet tem opções de renovação a cada 1, 2, ou no máximo 3 anos.

Aproveitando-se desta necessidade de renovação periódica, muitos golpistas têm feito o chamado fishing email, ou e-mail de pescaria, que consiste em enviar um e-mail se fazendo passar pela entidade responsável pelo registro de domínios, com um boleto de cobrança indevida.

Para ajudar a combater esta situação, vamos reproduzir abaixo as orientações disponibilizadas pela entidade oficial de registros de domínio no Brasil, a Registro BR, a respeito de como podemos fazer para identificar cobranças indevidas. A fonte original destas orientações podem ser consultadas no endereço https://registro.br/cobrancas-indevidas

Cobranças Indevidas

Em razão de continuadas tentativas de explorar a boa fé dos usuários do Registro.br, tanto usando boletos maliciosos quanto cobranças Pix falsas, solicitamos que estejam atentos a cobranças recebidas que não tenham sido enviadas pelo Registro.br ou por seu atual provedor de hospedagem.

Os instrumentos de pagamento das cobranças do Registro.br, salvo aquelas referentes aos Recursos de Numeração Internet, obrigatoriamente devem ser emitidos por meio de nosso site.

O Registro.br não envia cobranças por correio, em nenhuma circunstância. As cobranças por e-mail vem do domínio @registro.br e nunca de qualquer outro domínio.

Boletos e QR-Codes Pix emitidos no site do Registro.br, referentes ao pagamento do registro e manutenção de domínio sob o “.br”, possuem as seguintes informações:

Boleto

A linha digitável do boleto emitido pelo Registro.br deve ser exatamente idêntica a linha apresentada acima, com variação apenas das posições identificadas com a letra X.

Caso utilize um leitor de código de barras para o pagamento, antes de confirmá-lo, certifique-se de que a página ou aplicativo de seu banco exibe a linha digitável com os números apresentados acima. Isso porque existem fraudes em que os dados exibidos em um código de barras são diferentes dos códigos descritos na linha digitável do boleto original. Para mais informações, consulte os fascículos Códigos Maliciosos e Banco via internet.

PIX

O valor da cobrança emitida pelo NIC.br corresponderá ao período de manutenção escolhido para seu domínio, que pode variar de 1 a 10 anos. Para saber mais clique aqui.

As cobranças emitidas pelo NIC.br referem-se a serviços de registro previamente solicitados e, por isso, não possuem termos como “opcional”, “facultativo”, “hospedagem” ou “e-mail” em seu conteúdo.

Em caso de dúvida, antes de realizar o pagamento, contate a nossa Central de atendimento.

Fonte: Registro.br